TOEIC

TOEIC – Test of English for International Communication

O que é?

Um certificado válido no mundo inteiro e que é extremamente respeitado no ramo empresarial para facilitar a contratação de profissionais estrangeiros, servindo o teste como uma ferramenta para avaliar a proficiência do inglês dos seus futuros contratados. É o teste mais utilizado no ramo empresarial. Essa preparação se dará através do desenvolvimento das duas habilidades que compõem o teste: Listening and Reading, utilizando  material  com o objetivo de aprimorar o entendimento da língua em uso e despertar o aluno para as estratégias necessárias visando atingir um bom resultado final, isto é, a pontuação desejada no teste. Tactics for TOEIC Listening and Reading foi elaborado e endossado pelo Educational Testing Service (ETS) e é composto por questões de testes já aplicados.

Como é a prova?

Atualmente, existem 2 tipos de exames TOEIC:

  1. Listening & Reading
  2. Speaking & Writing.

Essas são as quatro habilidades da língua inglesa que você deve possuir para garantir o seu certificado.

O exame é elaborado por uma instituição norte-americana, portanto, o sotaque inglês predominante da prova será o dos Estados Unidos – mas, nada impede que surjam outros sotaques, como o australiano ou o britânico, por exemplo.

As questões estão inseridas em contextos específicos do dia-a-dia de uma empresa, podendo ser sobre: negociações e vendas, ligações telefônicas, planejamento e reuniões, escrita de e-mails, entre outros.

Estrutura da Prova

O exame de Listening & Reading possui uma duração de 2 horas e meia, uma vez que, no total, ela contém 200 questões de múltipla escolha, sendo 100 questões para Listening e 100 para Reading.

Listening – Questões (45 minutos)

  1. Fotografias – 20;
  2. Compreensão de mini diálogos – 50;
  3. Perguntas e respostas – 30.

Reading – Questões (75 minutos)

  1. Completar sentenças – 40;
  2. Compreensão de texto – 40;
  3. Encontrar erros – 20.

Várias dessas questões devem ser feitas utilizando Listening e Reading, simultaneamente.

Writing – Questões (60 minutos)

  1. Descrever fotografias – 5;
  2. Respostas – 2;
  3. Redação – 1.

Speaking – Questões (20 minutos – online)

  1. Ler textos em voz alta – 2;
  2. Descrições de imagens – 1;
  3. Expressar opinião e soluções – 2;
  4. Responder perguntas – 6.

Pontuação

Para conseguir o certificado do TOEIC, você deve obter a nota mínima de 185. Notas inferiores a essa pontuação classificam o candidato como não habilitado para a comunicação da língua inglesa.

Os níveis da proficiência são divididos da seguinte maneira:

  1. Memorized Proficiency: 185 – 250;
  2. Elementary Proficiency: 255 – 400;
  3. Elementary Proficiency Plus: 405 – 600;
  4. Limits Working Proficiency: 605 – 780;
  5. Working Proficiency Plus: 785 – 900;
  6. International Proficiency: 905 – 990.

Os certificados têm uma duração curta, já que a língua está em constante modificação. Portanto, cada certificado é válido por até 2 anos.

Outro detalhe importante, é que apesar das pontuações determinarem a proficiência do nível de conhecimento de inglês dos estudantes, o certificado é dado de acordo com uma classificação de cores.

Portanto, o TOEIC é dividido por cores. Cada cor equivale a uma média de pontuação. Veja a seguir como a cor interfere a pontuação:

  • Verde: 470 – 725
  • Azul: 730 – 855
  • Gold: 900 – 990

As notas do TOEIC começam em 0 e podem chegar até a 990, como já dissemos. Contudo, mais uma vez vale a pena dizer novamente também, que ele não reprova. Então, sem desespero. Faça tudo com calma e com a certeza de que se sairá bem.

Datas, Valores e Pagamentos

O preço do exame gira atualmente em torno de US$ 250 (aproximadamente R$ 950,00) e o valor pode ser parcelado em até 4 vezes nos cartões de crédito.

Onde se inscrever?

O teste é realizado em diversos centros pelo Brasil, sendo um dos mais utilizados o do site: http://www.toeicbrasil.com.br.

Segue telefone para contato: (11) 3654-1322.