Praticar inglês com música

Como aprender inglês ouvindo músicas

Uma das dicas mais sugeridas para aprender ou aprimorar o inglês é ouvir músicas, já que é um entretenimento de que todos gostam, e buscar saber o que as canções falam. Mas como não ter erro e realmente aprender inglês com música? Vejam nossas dicas:

Descubra uma ferramenta de música para se familiarizar

Há quem goste de ouvir música com o clipe pelo YouTube ou Vídeo, e quem prefira só o áudio, como no Spotify – onde você pode acompanhar a letra junto por meio do Musixmatch. O importante é escolher uma ferramenta que possa ser utilizada várias vezes por semana e nas mais diferentes situações, como no ônibus, no intervalo da faculdade, no almoço da empresa, etc.

Escolha canções que são bem pronunciadas

O bom da música é que nela há linguagem coloquial e uso de expressões e gírias. Porém, opte por aquelas em que o inglês esteja correto – um rap ou heavy metal, por exemplo, podem não ser os melhores estilos para entender bem o que é falado.

Uma opção é começar com músicas da Disney e demais infantis, para entender o idioma o mais bem pronunciado possível. Ou com pop romântico, já que os músicos cantam mais lentamente e com repetições frequentes de palavras e frases (o que é ótimo para absorvê-las!).

Se possível músicas com voz e violão apenas, onde não hajam muitos instrumentos musicais para competir com a interpretação gramatical. Procurar músicas famosas com “covers” é uma ótima opção.

Procure as letras em sites especializados

Há diversos sites que disponibilizam as letras de músicas. Alguns exemplos: Letras.mus.brVagalume e Musixmatch. Sempre ouça as músicas acompanhando o que elas dizem para associar o que lê à pronúncia correta.

Se estiver com tempo, tenha ao lado uma folha branca e após ouvir a música pela primeira vez anote as palavras que são desconhecidas e comece uma lista de vocabulários que você pode ler de tempos em tempos.

Quando houver dúvida em uma palavra, pesquise seu significado

Não passe batido por uma frase que não entender. Há dicionários na internet de inglês-português, mas o melhor mesmo é pesquisar naqueles que falam o significado em inglês – explicando no próprio idioma o que a palavra quer dizer (mais uma chance de se familiarizar com a língua).

Indicamos para você o dicionário online Linguee, que além de lhe trazer o significado individual de cada palavra, também trabalha expressões e inserções culturais ! vale a pena, confira! www.linguee.com.br

Cante junto

Essa parte é essencial! Quando você canta em voz alta, acompanhando com a letra escrita, pronuncia bem e absorve melhor o que é dito. Mesmo que tenha dificuldades no início, persista! Depois de um tempo, cantará certo (e irá falar inglês melhor que antes). Isso ajudará muito para destravar a língua, treinar os acentos, perder a timidez e fazer com que eu cérebro ouça a si mesmo, identificando no futuro erros gramaticais com antecedência. Solte-se!

Procure novas músicas

Não se acomode em uma só canção. Busque sempre mais letras para aprender e descobrir novas palavras e expressões! Faça uma lista com ritmos diferentes, lentos para compreensão, rápidos para treinar a pronúncia, compassados, aventure-se! Crie uma lista com pelo menos 50 músicas e vá alternando o estudo e a diversão por algum tempo até que todas comecem a serem reconhecidas e confortáveis de cantar! Acredite, dá certo!

Compartilhe esse conteúdo

Envie aqui suas dúvidas!

Basta preencher o formulário abaixo que esclareceremos para você.

Em Tópico da dúvida escreva o título da série de exercícios você ficou com dúvida.